O que é a Quiropraxia?

A Quiropraxia

A quiropraxia é uma profissão na área de saúde, reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que se dedica ao diagnóstico, tratamento e prevenção de problemas do sistema neuro-músculo-esquelético, ou seja, das articulações, músculos, tendões, ossos, nervos e outras estruturas responsáveis pelo movimento do corpo, bem como os efeitos destas alterações sobre a saúde em geral.

No tratamento quiroprático são utilizadas técnicas manuais que buscam ajustar o sistema articular para reduzir o risco de lesões e diminuir as dores.

É possível que, durante o processo, ocorram pequenos estalos em consequência das manobras que são realizadas para restabelecer a harmonia corporal do paciente.

História da Quiropraxia no Brasil

A Quiropraxia começa nos EUA.

• Década de 20

Segundo a historiografia, no Brasil, a profissão era praticada livremente e sem controle. O americano William Fipps, após sua chegada ao país, começa a trabalhar em São Paulo se dizendo quiropraxista.

• 1956

Outro americano, Henry W. Young, também trabalha em São Paulo como quiropraxista.

• 1981

O brasileiro Marino Schuller, graduado pelo Cleveland Chiropractic College, em Kansas City, retorna ao Brasil após os estudos e abre sua clínica em Porto Alegre, RS.

• 1982

Graduado da Escola Japonesa, Mitsuoshi Nagaya vem para São Paulo, SP, e também começa a trabalhar como quiropraxista.

• 1986

Os quiropraxistas americanos Brent McNabb e Ross Royster vêm ao Brasil a convite de Sira Borges para falar e demonstrar o trabalho com a quiropraxia na Bahia.

• 1990

Dra. Sira Borges, graduada pela Palmer College of Chiropractic, retorna ao Brasil e abre sua clínica em Ilhéus, BA. Neste período, chega o Dr. Conrad Spainhower, também graduado pela Palmer College of Chiropractic.

• 1992

Formação da Associação Brasileira de Quiropraxia (ABQ).