Audiência pública na Comissão de Educação

18/10/2018

por Associação Brasileira de Quiropraxia

No dia 15/05/2018, a Associação Brasileira de Quiropraxia esteve presente em Brasília para participar de audiência pública – solicitada pelo deputado Átila Lira – na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados. Durante a audiência, o presidente da ABQ, Roberto Bleier Filho, e o representante da CPRQB, Evergisto Souto, abordaram pontos importantes relacionados à quiropraxia.

Eles explicaram para todos que ali estavam presentes o que é a profissão, como ela surgiu, sua história – que já dura 123 anos – e princípios, e qual é a formação necessária de acordo com os padrões internacionais para atuação na área, além de deixarem claro a necessidade urgente por uma regulamentação.

A audiência contou com a presença do Diretor de Assuntos Acadêmicos Científicos e Educacionais da ABQ Daniel Facchini, da vice-presidente da FLAQ Juliana Mano Piva, representantes do Conselho Federal de Medicina, Ministério do Trabalho, Ministério da Saúde, COFFITO e dos deputados Onyx Lorenzoni, relator do Projeto de Lei, Pepe Vargas, Gedeão Amorim e o ex-deputado Paulo Lustosa.

Ainda no mesmo dia, os membros da ABQ citados acima fizeram uma visita à Universidade Católica de Brasília, a qual agora conta com um curso de bacharelado em Quiropraxia. A profissão é atualmente a terceira maior profissão da área da saúde no Estados Unidos, e tem pela frente um dos maiores campos de trabalho no mercado Brasileiro.

Por fim, deixamos nosso agradecimento a todas as pessoas envolvidas nesse dia de atividades: em especial a assessora parlamentar Deisi Schuler, Renato Salge, advogado da ABQ e aos demais membros da diretoria Jordana Borges Martins e David de Mário Porto. Também a todos os associados que estão sempre apoiando e acreditando na Associação.

Categorias:

Regulamentação